domingo, 5 de outubro de 2008

Suzuki GSX-R1000 2009

Na nova Suzuki GSX-R 1000 tudo é novo e começa no motor que mudou bastante face a anterior unidade de quatro cilindros.


Uma das grandes vantagens da nova unidade passa pelo seu tamanho, que permite realizar um conjunto mais compacto e, acima de tudo, uma ciclística mais eficaz.


O seu comprimento, bastante reduzido, permitiu encurtar a distância entre eixos e ao mesmo tempo aumentar o comprimento do braço oscilante.


O desenho base mantém-se, é um quatro cilindros em linha, com quatro válvulas de titânio por cilindro.



Com um novo desenho das câmaras de combustão e o aumento da taxa de compressão os engenheiros da marca conseguiram também uma curva de potência mais ampla e com melhor resposta a baixo e médio regimes.

Na alimentação a GSX-R continua a contar com um sistema de injeção com dois injetores de 12 orifícios e o sistema SDTV de duas borboletas.



O sistema de escape é totalmente novo, com válvula e dois novos silenciadores com o desenho inspirado nas unidades de MotoGP.



O sistema de gestão do motor continua disponibilizando a possibilidade de escolher 3 diferentes curvas de resposta, com o S-DMS.



A novidade no sistema é existirem teclas de controle nos comandos esquerdos da moto.

No campo da ciclística, tal como no motor, tudo é novo começando logo pelo quadro que aproveita as menores dimensões da unidade motriz para redefinir a sua geometria.

Continua a ser uma estrutura em dupla trave de alumínio que se liga ao motor para garantir uma maior rigidez.

O braço oscilante é agora mais comprido 33 mm, com formas curvas para que os dois silenciadores possam ficar bem recolhidos e garantir uma boa distância ao solo em curva.

Nas suspensões a grande novidade é a forquilha dianteira, uma unidade totalmente nova da Showa, que utiliza um novo sistema de válvulas BPF (Big Piston Frontfork).

Este elimina o cartucho convencional para passar a ter a válvula a trabalhando diretamente na parte interior do tubo inferior da forquilha.

Atrás continua a ser utilizado um mono-amortecedor com afinação total em altas e baixa velocidades.

Na frenagem passa a utilizar pinças de fixação radial monobloco, que atuam sobre discos de 310 mm, e um novo burrinho de menor diâmetro que ajuda a dar um melhor tato de frenagem ao condutor.

Com três opções de cor, a tradicional branca e azul, totalmente branca e preta, a GSX-R1000 só deverá estar disponível no mercado em 2009.

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