Uma das grandes vantagens da nova unidade passa pelo seu tamanho, que permite realizar um conjunto mais compacto e, acima de tudo, uma ciclística mais eficaz.
O seu comprimento, bastante reduzido, permitiu encurtar a distância entre eixos e ao mesmo tempo aumentar o comprimento do braço oscilante.
O desenho base mantém-se, é um quatro cilindros em linha, com quatro válvulas de titânio por cilindro.
Com um novo desenho das câmaras de combustão e o aumento da taxa de compressão os engenheiros da marca conseguiram também uma curva de potência mais ampla e com melhor resposta a baixo e médio regimes.
Na alimentação a GSX-R continua a contar com um sistema de injeção com dois injetores de 12 orifícios e o sistema SDTV de duas borboletas.
O sistema de escape é totalmente novo, com válvula e dois novos silenciadores com o desenho inspirado nas unidades de MotoGP.
O sistema de gestão do motor continua disponibilizando a possibilidade de escolher 3 diferentes curvas de resposta, com o S-DMS.
A novidade no sistema é existirem teclas de controle nos comandos esquerdos da moto.
No campo da ciclística, tal como no motor, tudo é novo começando logo pelo quadro que aproveita as menores dimensões da unidade motriz para redefinir a sua geometria.
Continua a ser uma estrutura em dupla trave de alumínio que se liga ao motor para garantir uma maior rigidez.O braço oscilante é agora mais comprido 33 mm, com formas curvas para que os dois silenciadores possam ficar bem recolhidos e garantir uma boa distância ao solo em curva.
Nas suspensões a grande novidade é a forquilha dianteira, uma unidade totalmente nova da Showa, que utiliza um novo sistema de válvulas BPF (Big Piston Frontfork).
Este elimina o cartucho convencional para passar a ter a válvula a trabalhando diretamente na parte interior do tubo inferior da forquilha.
Atrás continua a ser utilizado um mono-amortecedor com afinação total em altas e baixa velocidades.
Na frenagem passa a utilizar pinças de fixação radial monobloco, que atuam sobre discos de 310 mm, e um novo burrinho de menor diâmetro que ajuda a dar um melhor tato de frenagem ao condutor.
Com três opções de cor, a tradicional branca e azul, totalmente branca e preta, a GSX-R1000 só deverá estar disponível no mercado em 2009.
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