sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mulheres ocupam espaço no Rally dos Amigos



Quem pensa que o Rally dos Amigos, que acontece neste sábado em Itatinga (SP), na região de Avaré, é repleto de homens com seus macacões suados e sujos de poeira, não está errado.

A grande maioria dos pilotos e navegadores é mesmo do sexo masculino, mas existe uma pequena e bela parcela de mulheres que briga por espaço nesse Clube do Bolinha do off-road brasileiro.

Uma delas é Moara Sacilotti, que em 1998 se tornou a primeira mulher a subir numa moto para disputar o Rally dos Sertões e que no Rally dos Amigos pilotará uma Yamaha.

“Eu já corri o Sertões nove vezes e fui a primeira a correr essa prova de moto, isso há dez anos. Participei de quase todas as edições do Rally dos Amigos. É uma prova que gosto muito, pois fecha a temporada num clima bacana, ao mesmo tempo em que a especial é muito prazerosa de se pilotar”, disse Moara.

Outra envolvida diretamente na prova é navegadora Doris Van Hees, que corre na categoria T1 ao lado do marido Willem Van Hees. Ela também leva para o carro o charme e a tradicional preocupação com o visual, mesmo que o capacete esconda boa parte do rosto durante a maior parte do tempo.

“Competir junto com maioria de homens é um grande desafio, pois tenho condição de mostrar que, como mulher, que nunca esquece o batom, também sou competitiva”, destacou a navegadora.

Seja nas motos ou nos carros, as representantes do sexo feminino admitem que no início havia um certo preconceito por parte dos adversários masculinos. “Mas hoje tenho muitos amigos nos ralis e eles me respeitam como piloto e como mulher, e fico muito feliz com isso”, declarou Moara.

“Lógico que eles sempre brincam uns com os outros e fazem apostas de quem vai ganhar ou perder da Moara, mas isso não chega a ser uma rivalidade, é só na brincadeira mesmo”, completou.

Nos quadriciclos, o charme feminino é garantido por Mariana Veiga Ramalho, que disputa a categoria 450. “Não me importo com o fato da maioria dos participantes ser homens. Acabo não me importando muito porque neste esporte a escassez de mulher é enorme. Então todo final de semana, estou cercada por, no mínimo, 15 homens”, brincou a competidora.

Além de Moara, Doris e Mariana mais uma mulher vai participar do 11º Rally dos Amigos: a experiente Helena Deyama, que disputa a categoria Production Brasil e já participou de várias edições do Rally dos Sertões.

Nenhum comentário: