O motor mantém os 4 cilindros de 998 cc refrigerado por líquido, montado num novo quadro em alumínio, estilo Deltabox. A potência disponibilizada é de 182 cv às 12.500 rpm, sendo que vários desenvolvimentos efetuados na M1 do MotoGP são agora passados para a nova YZF-R1, através de um novo desenho do virabrequim, que disponibiliza um maior torque, ao mesmo tempo que oferece um maior nível de tração e uma melhor performance em curva.
Alinhamento dos pistões agora é separado por um ângulo de 90°, abandonando o tradicional sistema de 2 por 2.
Pela primeira vez numa super-esportiva da Yamaha, está instalado um sistema muito parecido com o utilizado pela Suzuki nas GSX-R. A Yamaha chama a este sistema de “D-Mode Map”, que permite optar por três mapas diferentes de injeção. O mapa “Standard” disponibiliza a potência normal, o mapa “A” deixa toda a potência “à solta” enquanto que o mapa “B” é o que deixa menos potência disponível, ou pelo menos disponível de forma mais suave.
As entradas de ar estão agora situadas junto às novas óticas tipo solenóide - que pela primeira vez são utilizadas numa moto de produção em massa. Este novo sistema permite um maior fluxo de ar que entra para o motor e conta ainda com um sistema que reduz o ruído proveniente do ar que é sugado pelo sistema de admissão.
Mais uma vez a Yamaha aposta forte no lançamento da sua super-esportiva de maior capacidade. A tecnologia empregue nesta nova YZF-R1 provém em grande parte do MotoGP, e mesmo com todas as alterações efetuadas no design da moto, a herança dos modelos anteriores mantém-se bem presente.
A YZF-R1 2009 estará disponível em três opções de cores: vermelho e branco de competição, azul Yamaha e Preto.
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