A nova Honda CRF 450 R ‘09 conta agora com um sistema de injeção eletrônica de combustível que, de acordo com a Honda, garante mais rapidez, melhor controle, mais confiabilidade e mais potência. A Honda torna-se, assim, o segundo construtor a dispor de injeção na sua “quatro-e-meio” de cross, depois da RM-Z 450i lançada há um ano pela Suzuki.
Ainda segundo a marca japonesa, este novo modelo foi testado numa pista de supercross de terreno arenoso e colocada à prova frente ao modelo anterior. Os resultados obtidos colocam a nova CRF 450 R ’09, dois segundos mais rápida do que o modelo atual.
Mas não é só no chão que a CRF 450 R melhorou. Também o seu comportamento em saltos foi melhorado, contando para isso com um centro de gravidade mais baixo, um menor peso e ainda com uma aerodinâmica revista.
O objetivo da Honda foi dotar o condutor de um maior controle em todas as situações, quer seja no chão ou no ar.
Alterações e novidades da nova CRF 450 R para 2009:
- Sistema de injeção eletrônica de combustível que dispensa bateria. Garante melhor potência e uma resposta mais forte, mais ampla e com mais cavalos por todo o regime. A entrega de potência é mais suave bem como o arranque é sempre mais fácil;
- Novo mostrador do sistema de injeção colocado junto ao botão de corte de ignição. Dá indicação da afinação do sistema. O conceito de um mostrador para uma pré-avaliação da afinação da injeção chega ao motocross por iniciativa da Honda;
- Sistema de injeção que mantém a eficácia de condução e o mesmo caráter do motor independentemente das condições atmosféricas e altitude;
- Melhoria dos consumos que permitiu uma redução do tanque de gasolina em 1,5 litros, ajudando à diminuição do peso do conjunto;- Nova came de ligação do descompressor que reduz o peso ao integrar o descompressor e a árvore de cames;
- Cárter fundido com parede mais fina com espessura de 2,0 mm. Reduzem o peso do conjunto em 200 gr;
- Novo módulo em plástico da bomba de gasolina ligado à face inferior do tanque. Permite aumentar a pressão do combustível e está posicionado de modo concentrando a massa mais junto ao centro de gravidade da moto- Limite de rotação aumentado em 180 rpm;
- Sistema de injeção com corpo de admissão com Ø50 mm para um aumento da potência debitada e melhoria da resposta por todo o regime;
- Capacidade do depósito de óleo reduzida em 0,1 litros que permite uma configuração do motor mais ligeira e mais compacta;
- Novo kit de competição HRC desenvolvido pelas equipes oficiais e que oferece um sistema de programação de fácil utilização, com dados precisos para a melhor afinação da moto em todas as situações de corrida. Os tempos de ignição e mapas de injeção podem ser facilmente alterados com a ligação da moto a um computador portátil e seguindo os passos simples das instruções de afinação. O sistema simplifica radicalmente o processo de afinação;- Sistema hidráulico do amortecedor de direção alterado para uma resposta mais linear, em conjunto com a nova forquilha dianteira;
- Quadro dupla trave em alumínio de 5ª geração obtido for fundição e não forjado de dois componentes. Permite uma redução de 410 gr no peso e um aumento da rigidez lateral e torcional (4% lateral, 6% torcional) para uma notável robustez geral e excelente resposta aos impulsos do piloto;
- Formato do quadro mais estreito e seções inferiores arredondadas, que proporcionam mais 1 mm de distância livre ao solo;
- Desenho ergonômico e revolucionário que proporciona uma posição de condução mais “aberta” e fácil. O assento na zona junto ao tanque é mais plano, permitindo assim ao piloto mover-se da frente para trás mais facilmente. O novo perfil é também mais suave e estreito desde as tampas do radiador até às tampas da caixa do filtro de ar, permitindo uma condução mais confortável;
- Novo amortecedor traseiro Kayaba e forquilha telescópica Kayaba com bainhas de maior diâmetro (Ø48 mm). Garante uma resposta mais suave e um superior feeling de funcionamento, para uma notável capacidade de resposta em qualquer tipo de salto e impacto;
- Braço oscilante mais comprido e pneu traseiro mais largo, contribuindo ambos para uma superior capacidade de tração e aceleração;
- Novas pedaleiras, mais longas e com bicos mais salientes para uma superior aderência das botas;
- Discos de freio com novo formato, contribuindo ambos para uma redução de 65 gr no peso (37 gr à frente e 28 atrás);
- Capa de assento com nova textura lateral que contribui para uma superior aderência;
- Funcionamento da embreagem melhorado para um engrenamento mais suave e preciso, reduzindo assim a fadiga do piloto;
- Novas dimensões gerais com centro de gravidade posicionado mais abaixo e braço oscilante mais comprido, capaz de aumentarem a sensação de tração dianteira e a aceleração;
- Novos plásticos, com formas mais estreitas e agressivas que permitem movimentos mais rápidos do condutor.
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